11 de setembro de 2014

Tiradentes e alguns passeios lá

Arte barroca, arquitetura singular com casarões, igrejas e outras construções históricas, festivais de cinema e gastronomia, entre outros fatores fazem com que a pequena cidade de Tiradentes seja considerada patrimônio histórico nacional, porém outros roteiros também são bem procurados lá, como por exemplo o ecoturismo. O Guia Roteiro de Turismo mostra um pouco mais sobre alguns passeios neste linda cidade turística do interior de Minas Gerais.

 A cidade é rodeada pela Serra de São José, com morros e muita natureza é um lugar tranquilo com fauna e flora exuberantes, e como toda serra é um lugar perfeito para as pessoas que gostam de trilhas.

 Como quase tudo que há na cidade, as trilhas em Tiradentes também tem suas particularidades históricas, muitas delas eram rotas de fugas de escravos que na época das minerações fugiam por dentro da densa mata.

 Uma das trilhas mais percorridas é a Trilha do Carteiro, um passeio que dura o dia todo e passa por um lugar chamado de a calçada dos escravos, que são pedras colocadas no meio da trilha com a intenção de facilitar o escoamento de ouro, muitos anos atrás.

 No meio da trilha está o túmulo do carteiro, lugar esse que dá nome a trilha, diz a lenda que durante a época da inconfidência mineira, um carteiro levava a correspondência dos rebeldes pela trilha, a coroa então armou uma emboscada matando o pobre homem, diz a lenda que ali mesmo foi feito uma lápide onde as pessoas devem fazer um pedido e arremessar uma pedra para que o carteiro entregue o pedido.

 Outra trilha que é bem procurada é a trilha que faz a travessia da serra, é um passeio que dura em média 5 horas, esse percursso passa por cachocheiras lindíssimas onde é possível  relaxar nas águas geladas ou somente observar a natureza, todas as trilhas são aconselhadas serem feitas sob a supervisão de um guia.

 Para os que vem da capital mineira ou do estado do Rio de Janeiro a melhor opção é seguir pela BR 040 até chegar em Barbacena e depois seguir pela BR 265 em direção de São João del Rei. Se a origem for São Paulo a melhor opção é pela BR 381 até Lavras para então seguir pela BR 265. Para maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Tiradentes acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/minas-gerais/tiradentes/




2 comentários:

  1. Nossa, deve ser um encanto passear por lá... Conhecer de perto o que a gente aprende nos livros deve ser super legal. Uma ótima indicação para se fazer passeio.

    Beijos
    meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Conheci Tiradentes quando ainda namorava meu marido, nos aventuramos indo para Lavras de bug visitar minha prima. Foram 13 horas de viagem. Uma loucura, mas que ficou na nossa lembrança cada momento pois aproveitamos também para passear e conhecer Tiradentes e São João Del Rey, cidades que eu moraria lá bem facinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...